sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Estudo vai apontar viabilidade de integração

Em reunião na Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (Comel), ontem de manhã, representantes dos municípios de Londrina, Cambé, Rolândia e Ibiporã receberam a minuta da integração do transporte metropolitano. Eles têm até segunda-feira para assinar ou fazer observações para mudança do documento. A partir daí, a minuta será encaminhada para a Secretaria Estadual de Transporte para então ser constituído o conselho que fará os estudos técnicos de viabilidade da integração dos sistemas intermunicipal e municipal dos quatro municípios.

A discussão da integração começou em novembro de 2007, mas apenas agora os municípios envolvidos chegaram a um termo para iniciar o processo. Para Wilson de Jesus, diretor de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (Cmtu), os principais desafios da integração estão relacionados à jornada de trabalho e salários de motoristas e cobradores dos dois sistemas; a criação de uma câmara de compensação tarifária dos dois sistemas e logística da integração de itinerários e horários. Todas estas questões, além de custos e demanda, serão apontadas pelo estudo. Nenhum dos municípios soube informar o número de usuários do transporte intermunicipal. “O estudo que vai apontar esta demanda”, diz Wilson de Jesus.

O diretor de trânsito da Cmtu ressalta, no entanto, que são apenas estudos, por enquanto. “Não estamos assumindo [ao assinar a minuta de anuência] a implantação da integração, mas os estudos para viabilizar a implantação”, diz. A partir do que for levantando pelos técnicos, segundo Wilson de Jesus é que serão mostrados “os impactos da integração [especialmente no custo da tarifa municipal] e se compensa ou não ser implantada.”
Fonte: Jornal de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário