quarta-feira, 7 de abril de 2010

FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS

Empresários querem adiar implantação da faixa exclusiva para ônibus

Objetivo é ter tempo para discutir alternativas para estacionamentos e carga e descarga. Acil aguarda autorização do prefeito

Empresários das ruas Duque de Caxias e João Cândido querem que a implantação da faixa exclusiva para ônibus e táxis com passageiros, programada para iniciar no dia 12 de abril na João Cândido, seja adiada. O motivo é a preocupação dos lojistas do perímetro alcançado com a mudança em relação à perda de 350 vagas de estacionamento e, principalmente, perda de espaços para carga e descarga. A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) intermediou uma reunião na terça-feira (6) entre empresários e poder público e aguarda resposta sobre o pedido de adiamento das mudanças.

“A questão é polêmica. Então propomos uma prorrogação da data de início. Mas temos que ver se o prefeito vai aceitar”, afirmou o presidente da Acil, Marcelo Cassa. Além disso, uma comissão de 12 empresários foi formada para, caso o adiamento da mudança seja aceito, tornar mais ágil estudos de viabilidade econômica que possibilitem apresentar alternativas ao modelo proposto, de reservar a terceira faixa como exclusiva para ônibus e táxis com passageiros em horário comercial.

Comerciantes reclamam de exclusão de vagas na João Cândido e Duque de CaxiasDurante a reunião, algumas ideias surgiram, entre elas reservar a faixa exclusiva para ônibus durante alguns períodos determinados do dia. Segundo Cassa, a principal preocupação está relacionada à perda de estacionamentos de carga e descarga, que atinge lojas da Duque de Caxias, principalmente. “Os empresários têm direito de reclamar e é dever da prefeitura tentar explicar. Os órgãos técnicos promoveram essa ação e explicaram a proposta aos empresários. Os estudos técnicos foram bons, mas faltou estudo de impacto econômico”, afirmou o presidente da Acil.

De acordo com Cassa, o vice-prefeito José Joaquim Ribeiro participou do encontro. Ele disse que a implantação da terceira faixa é “um projeto de governo”. Ele contou que já conversou com Barnosa Neto (PDT) a respeito da sugestão da Acil, mas que uma decisão final ainda não foi tomada. “A probabilidade é manter a terceira faixa, mas não é certeza absoluta. A palavra final é do prefeito”, disse. Segundo ele, a mudança será avaliada. “É claro que tem que fazer acertos Vamos fazer o experimento para dar solução ao trânsito.”

Em entrevista ao JL no fim do mês passado, o diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, ressaltou que todos os possíveis transtornos serão solucionados com alternativas viárias próximas. Ele explicou que as vagas de carga e descarga, assim como estacionamentos reservados a ambulâncias, idosos e pessoas com deficiência, serão remanejadas para ruas transversais. “Todas foram mapeadas para serem realocadas nas vias transversais mais próximas”, explicou.
Fonte: Jornal de Londrina

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