terça-feira, 13 de abril de 2010

FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ONIBUS

Motoristas confusos no 1º dia da faixa exclusiva para ônibus

Canaleta na Rua Professor João Cândido deu nova configuração para o trânsito na área central

O primeiro dia do uso da faixa exclusiva para ônibus do transporte coletivo na Rua Professor João Cândido, ontem, gerou dúvidas e confusões para motoristas, mas foi além da expectativa na avaliação do órgão gestor de trânsito da cidade. “Foi muito positivo. Antes os motoristas tinham três faixas e disputava com os ônibus. Agora tem mais espaço para todo mundo”, afirma Wilson de Jesus, diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Táxis com passageiros também estão autorizados a trafegar na faixa exclusiva. Sem passageiros, devem permanecer nas duas faixas para os demais veículos, bem como as motos.

A implantação da canaleta extinguiu quase 300 vagas de estacionamento em 1,2 km de extensão – da Avenida JK até a Rua Benjamin Constant -, e deu outra configuração para o trânsito na área. Ontem, mesmo após receber panfletos e visualizar faixas nos cruzamentos – além da nova sinalização no chão com indicação do caminho exclusivo para os ônibus – muitos condutores não conseguiam assimilar as alterações, o que deve ocorrer ao longo da semana.

Apesar da mudança, os motoristas não reagiram de forma negativa. A maioria sinalizava com um “ok” tão logo eram alertados por agentes de trânsito para deixar a faixa destinada aos ônibus. Para dobrar à direita nas ruas que cortam a Rua Professor João Cândido, motoristas podem entrar na canaleta entre 20 e 25 metros antes da esquina, sinalizar a conversão e fazer a manobra sem problemas. A sinalização precisa, entretanto, ser mais clara, admite a CMTU. Multas para motoristas invasores devem ser aplicadas apenas a partir da próxima semana: são R$ 53 e perda de três pontos na carteira de habilitação.

Segundo o órgão gestor do transporte, 12 mil veículos particulares trafegam diariamente pela Rua Professor João Cândido, mas as 965 viagens de ônibus que agora passam pela canaleta exclusiva conduzem 19 mil passageiros em 11 linhas de coletivos.

A mudança no trânsito em parte do centro de Londrina trouxe uma nova sensação para quem frequenta a área. “Tem menos estacionamento, mas ficou mais fácil para andar. Dá para ir mais rápido”, constata Sérgio Ludime de Queiroz, motorista. “É claro que ficou bom”, elogia Luiz Antonio Bortini, motociclista. “Tudo flui melhor”. Para os pedestres, a sensação de menos poluição foi marcante. “Aquela fumaceira toda diminuiu e as buzinas também”, opina Angelita de Barroso, 24, enquanto compra roupas no comércio próximo ao Terminal Central.

A faixa exclusiva vai vigorar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e aos sábados, das 7 às 14 horas.

Proibição na Benjamin Constant

Apesar da permissão para conversões à direita em todas as paralelas que cortam a Rua Professor João Cândido, motoristas precisam ter mais atenção na esquina com a Rua Benjamin Constant. Único local onde a conversão à direita não é mais possível para carros, motoristas sentiram-se bastante confusos ontem ao avistar agentes da CMTU que sinalizavam o bloqueio para carros que, agora, devem seguir para a Avenida Leste-Oeste. “Vamos testar essa forma, mas creio que será definitiva. Se não impedirmos que os carros virem na Benjamin todo o ganho de tempo ao longo da rua será perdido perto do Terminal. Em todas as transversais é permitida a conversão, mas nessa não será”, diz Wilson de Jesus, diretor de trânsito do órgão gestor.

Motoristas e passageiros elogiam ônibus mais ágeis

Com o novo sistema, a CMTU calcula economia entre 7 minutos e 11 minutos para as 11 linhas que usam a canaleta exclusiva. Motoristas de ônibus e passageiros atestam a fluidez do trânsito, a diminuição do congestionamento e o tempo menor que os coletivos demoram para percorrer o trecho.

“Antes eu via as pessoas perdendo o ônibus porque a correria era muita e não conseguia passar nos bairros no horário. Agora ficou tudo certinho”, atesta o motorista Roberto Aparecido, dez anos de volante, sete na linha 206. “Estou menos estressado porque sem carros na frente o caminho está mais livre”.

Na linha 909, o motorista Denilson Vanco afirma que o trajeto “está uma beleza”. O colega cobrador pede mais: “Tinha que ter na Sergipe, na Duque de Caxias e na Avenida Tiradentes também”, diz Luciano Florindo, que também atua na linha 903. “Sempre chegávamos atrasado aqui no Terminal. Agora não mais”, completa.

Na espera de uma linha para um trabalho na zona oeste, a doméstica Josefa Fernandes Nunes, 42, espera agora chegar mais pontualmente nos compromissos e mais cedo em casa também, na volta. “Antes, por cinco minutos, eu perdia o meu outro ônibus para casa e ficava esperando quase 20 minutos pelo próximo. Já está melhorando”.

Comerciantes reclamam Dono de uma autorizada de eletrodomésticos na Rua Professor João Cândido entre as ruas Alagoas e Andirá, Anibal Rodrigues Silva ficou desanimado quando viu sumir as vagas na frente do estabelecimento. “Não vai dar para ficar porque o meu fluxo depende do estacionamento. Vou ver uma forma de sair daqui”. Cinco anos atrás, o comerciante já havia mudado o negócio da Rua Espírito Santo “por causa do congestionamento”. “Como alguém que tem que consertar uma máquina de lavar pesada não pode parar aqui na frente e descarregar? Complicou totalmente”. No comércio ao lado, Rita Isabel Bazotto, dona de uma lavanderia, está preocupada com o movimento. “90% dos meus clientes trazem as roupas e só 10% pedem para levar em casa. Se não tem como vir aqui, eles procuram outro”, afirma. Rita espera que a instalação de uma área de carga e descarga na Rua Alagoas amenize o problema – mas tais locais só podem ser utilizados, segundo a lei, após as 19h.

Fonte: Jornal de Londrina

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