quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

REFORMA DA CALÇADA DO TERMINAL

Reforma das calçadas do Terminal deve começar na próxima semana

Empresa que irá fazer a obra já foi definida e agora a prefeitura precisa quebrar a atual calçada. Local é motivo de polêmica pela permanência de ambulantes

A prefeitura deve iniciar na próxima semana a primeira etapa para a reforma das calçadas do Terminal Central Urbano de Transporte Coletivo. A empresa vencedora da licitação é a Jacarandá Pavimentação, de Londrina, que irá fazer a readequação do local com novo calçamento com piso cimentado, instalação de placas táteis para deficientes visuais e para o acesso de cadeirantes, com rampas nas esquinas. As obras são uma determinação do Ministério Público para permitir a acessibilidade do local.

A primeira fase das obras será a retirada da atual calçada, que será feita pela Secretaria de Obras. Segundo o secretário Nelson Brandão, a expectativa é de iniciar o serviço na próxima semana e toda ela irá ocorrer por etapas. “Para evitar muito transtorno para a população, vamos quebrar uma calçada e reformar. Depois quebrar outra e por aí em diante”, explicou.


Empresa vai receber R$ 62 mil para fazer reforma das calçadas. A sequência das calçadas não foi informada, mas o local que deve causar maior polêmica é na rua João Cândido, onde estão instalados os vendedores ambulantes de lanche. Desde o ano passado a prefeitura tenta retirá-los e até obteve uma decisão judicial de reintegração de posse, que não foi cumprida pela Polícia Militar. “Não acredito que isso (a presença dos ambulantes) vai atrapalhar as obras”, disse o diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Agnaldo Rosa.

Rosa informou que existe uma estratégia para que sejam feitas as obras, mas não a revelou. Ele argumentou que os ambulantes já disseram não ser contra as obras e disse acreditar que não exista relação entre quebrar a calçada, fazer a readequação e retirar os ambulantes. “Isso é uma coisa que vamos chegar lá e ver como está e se eles vão voltar depois das obras. Não compete a mim cumprir ordem judicial”.

Os dados sobre a licitação não foram divulgados pela prefeitura até 17h30 desta quinta-feira. A assessoria de imprensa da prefeitura comunicou que iria divulgar até às 16 horas, mas não encaminhou nenhum comunicado. O secretário de Gestão Pública, Marco Cito, foi procurado diversas vezes por telefone, mas não atendeu as chamadas.

O proprietário da Jacarandá Pavimentação confirmou que foi o vencedor da licitação, mas não detalhou a realização do serviço.

FONTE:JORNAL DE LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário